“Não pretendo encaminhar qualquer tipo de privatização no sistema prisional. Pelo contrário, pretendo fortalecer a SUSEPE.” A afirmação foi feita pelo pré-candidato do MDB ao Palácio Piratini, deputado estadual Gabriel Souza.
“Não sou um liberal radical. O Estado precisa estar presente em algumas áreas. A gente viu a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na pandemia. Por outro lado, sou 100% favorável às PPPs para construção de presídios em troca de terrenos do Estado, por exemplo. Mas o Estado não pode abrir mão de gerir e estar presente no sistema prisional, nas casas prisionais. Por outro lado, sou favorável a privatização da CEEE e Corsan, mas não do sistema prisional”, explicou Gabriel Souza.
O pré-candidato ao Palácio Piratini pelo MDB, deputado estadual Gabriel Souza, participou na manhã desta quarta-feira (25/05), na sede da Amapergs Sindicato, do “Ciclo de Reuniões com os Pré-candidatos ao Governo do Rio Grande do Sul”. O evento busca ouvir os pré-candidatos ao Governo do RS.
Ainda durante o encontro com servidores penitenciários, o deputado Gabriel Souza mostrou-se favorável a regulamentação da Polícia Penal com emenda que transforma todos os servidores penitenciários em policiais penais e que garante que a operacionalização e administração das casas prisionais serão obrigatoriamente realizadas por policiais penais de carreira aprovados em concurso público.
“Estou convencido do ponto de vista do mérito. Agora precisamos fortalecer o argumento jurídico”, destacou o pré-candidato que prometeu tratar do tema na bancada do MDB na Assembleia Legislativa.
Para o presidente da Amapergs Sindicato, Saulo Felipe Basso dos Santos, o encontro com o pré-candidato foi importante, pois foi possível apresentar as reivindicações mais importantes da categoria, como a regulamentação da polícia penal e a contrariedade em relação a privatização do sistema penitenciário. A entidade representa 7,5 mil servidores penitenciários que atuam em 153 casas prisionais do RS.
“Colocamos ainda ao pré-candidato do MDB que a categoria reivindica retorno para o âmbito da Secretaria Estadual da Segurança Pública e o resgate da equiparação salarial com a Polícia Civil”, destacou o dirigente da Amapergs.
O “Ciclo de Reuniões com os Pré-candidatos ao Governo do Rio Grande do Sul”, promovido pela Amapergs Sindicato, ocorrerá semanalmente até o fim de Junho. O próximo pré-candidato a ser recebido pela entidade será Pedro Ruas, do PSol.