Amapergs Sindicato na pessoa seu presidente, Sr. Cláudio Fernandes e pelos diretores, Marcos Correa e Marili Antunes Neubüser. Acompanhados de representação de Del. Sindicais, estão no Congresso Nacional do Brasil, em nome do sistema prisional gaúcho, fortalecendo a luta pelo reconhecimento constitucional dos serviços penitenciários que é basilar para o enfrentamento concreto da crise prisional vivenciada no país. Além de ser fundamental, também, para a valorização dos operadores do sistema prisional brasileiro.
Sabemos que não é tarefa fácil qualquer alterações no texto constitucional. Mas, estamos firmes no nosso propósito pois, essa luta não é de hoje e já avançamos muito. Contudo, sabemos que, em tratando-se de sistema penitenciário, não tem missão, nem conquista fácil. Daí a importância, nesta reta final, da presença constante da categoria penitenciária/BR em Brasília, fazendo o corpo a corpo com os deputados. Já que, como sabemos, de fato, existem as condições objetivas para que a #Pec372 seja incluída na ordem do dia e finalmente aprovada na Câmara. Visto ser, a 12ª matéria no curso natural da pauta; ter a concordância, sem exceção, dos líderes de bancada e, recentemente, indicativos expressos do próprio presidente da Câmara, Dep. Rodrigo Maia, em sentido favorável.
Diante disso, sem ilusões, vamos fazer sim, a pressão democrática necessária e lobby do bem junto aos parlamentares. Mostrando que a Polícia Penal é a única inovação legislativas, no contexto da segurança pública lato sensu, dado o avanço das facções. Portanto, não é pouca coisa, nossa luta tem potencial de contribuir positivamente para uma intervenção efetiva nos altos índices de violência pública. Em grande medida, articulando a partir do nosso sistema prisional precarizado, através da negligência história do poder público. Vamos juntos!
Texto: Marcos Correa