Amapergs, representada pelos diretores Rogério Mangini e Marili Neubuser, participou na manhã de hoje (25), na AL-RS, de audiência pública promovida pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos, para debater o deficit de servidores no sistema prisional RS e a necessidade providencial da nomeação, em sua totalidade, dos aprovados no último concurso da SUSEPE, em face, da defasagem critica de APs, APAs e TSPs.
O sindicato reforçou o apoio total a comissão dos aprovados na luta pelas nomeações e, alem disso, ao louvável engajamento das demais entidades, presente na audiência, em torno das questões do sistema prisional e seus reflexos na segurança pública. Esse é o caminho, se almejamos um sistema prisional digno e que cumpra com sua missão institucional de execução penal e ressocialização.
Ou seja, que sirva ao povo gaúcho e, não mais, ao crime organizado. Para tanto, os servidores penitenciários são imprescindíveis e a totalidade das nomeações um primeiro passo, importante. Visto que, sem efetivo o recomendado a lei, a ordem e o tratamento penal são, temerariamente, prejudicados. Também, não deixamos de alertar aos presentes quanto a responsabilidade exigida quando o tema é sistema prisional e PPPs. O barato, via de regra, sai caro.
A audiência contou com a presença do Secretario de Administração Penitenciária do RS, César Faccioli – que anunciou a prorrogação do concurso -, do Superintendente da SUSEPE, Mario Santa Maria Junior e do diretor da Escola dos Serviços Penitenciários (ESP), Alexandre Bobadra. Alem dos aprovados no ultimo concurso, que vieram em grande número de todo Estado.
Por fim, em nome do presidente da Comissão de Segurança e Serviço Publico da Assembléia Legislativa do RS, Dep. Jéferson Fernandes, agradecemos aos demais deputados da comissão que lá estiveram levando seu apoio a causa do sistema prisional gaúcho, especialmente, os Dep. Zé Nunes e Valdecir Oliveira que foram os proponentes da audiência. Enfim, enaltecer o alto nível do debate: qualificado e propositivo com debatedores experimentados nas questões prisionais. Seguimos na luta!
Texto: Marcos Silva
Revisão: Claudio Fernandes