Uma comissão formada por vereadores de todas as bancadas do município de Alegrete foi criada por pressão da Amapergs Sindicato, através de sua representante na cidade, servidora penitenciária Anabel Dichete, e do vereador Vagner Fan. O objetivo, acompanhar, junto a Secretaria Estadual e Municipal de Saúde que os servidores penitenciários daquele município estejam entre os prioritários na vacinação. Além disso, o vereador Anilton Oliveira, responsável pelo projeto da criação do grupo, garantiu que a solicitação de 150 doses da vacina contra o coronavírus para os trabalhadores da área da segurança estará no próximo lote direcionado para o município.
As deliberações ocorreram nesta segunda-feira (15/03), durante audiência pública virtual da Câmara de vereadores de Alegrete. Participaram, além da Amapergs Sindicato e dos vereadores, o Juiz da VEC, Rafael Borba, a Promotora Daniela Fistarol , o Coordenadora Regional da Saúde, Heili Temp, e o Secretário Municipal da Saúde, Haraceli Fontoura.
A audiência pública virtual foi promovido após reunião, no início de março, quando a Amapergs Sindicato buscou apoio do Judiciário, Legislativo e Executivo para priorizar a vacinação de servidores da segurança pública que atuam no município do Alegrete: Guarda Municipal, Servidores Penitenciários, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal.
O principal argumento apresentado foi a grande crise que estes segmentos vêm enfrentando com o aumento vertiginoso de infectados pelo novo coronavírus, resultando em uma baixa significativa no contingente ativo de servidores, podendo resultar, em breve, em um grande colapso na segurança pública e, consequentemente, na saúde, já fragilizada, do município.
Levantamento de entidades mostra que só em Alegrete há 147 servidores da segurança pública atuando no município. Assim, um número pequeno de doses poderia resolver o problema se comparado ao grande número de pessoas que podem vir a ser contaminados em virtude do modo de trabalho destes agentes, que estão em contato direto com a população, na linha de frente.
Assim, foi encaminhado, durante a sessão, a criação de um grupo de vereadores, com representação de todas as bancadas, pra acompanhar, junto a Secretaria Regional e municipal de saúde a vacinação e suas prioridades, com o compromisso do vereador Anilton Oliveira, responsável pelo projeto da criação do grupo, de que essa solicitação estará na próxima entrega de vacinas.