Porto Alegre – Amapergs Sindicato, reuniu-se nesta quinta-feira (31), com os Delegados Sindicais da entidade para tratar da Assembleia Geral Extraordinária e o pacote de ”Reforma Estrutural do Estado”. Deliberar sobre os próximos passos para mobilização da categoria em relação a este pacote de retrocessos do Gov. Eduardo Leite/PSDB e também pela publicação das promoções e aposentadorias dos servidores da SUSEPE. Além o chamamento dos aprovados do cadastro reserva.
Aberta a reunião, o presidente, Sr Cláudio Fernandes, deu as boas vindas aos Del. Sindicais e diretores. Para em seguida fazer algumas considerações a cerca do tema principal da reunião a mais nova série de medidas contra os serviços e os servidores públicos gaúchos, construção da nossa AGE e a mobilização da categoria para resistir aos ataques que estão para ser protocolados na AL-RS.
Na sequência, os delegados sindicais tiverem a oportunidade de relatar os anseios das suas bases e manifestar democraticamente sobre as nossas lutas especificas: promoções, aposentadorias, salários atrasados e déficit de servidores. E claro, já fazendo seus encaminhamentos à cerca da Assembleia Geral Extraordinária para deliberar o pacote de maldades e as linhas de ação que o sindicato deverá propor para a deliberação soberana da categoria a fim de demonstrar a nossa contrariedade, enquanto servidor público, nessa quadra hostil da história que se apresenta para todo o funcionalismo gaúcho.
Nesse sentido o sindicato informa à categoria que, já manifestou posicionamento público contrário ao pacote. Que participa de todas as frentes de lutas já em andamento e sendo preparadas, que envolve representações de servidores público. Seja no âmbito da segurança pública ou do Movimento Unificado dos Servidores Públicos/RS.
Após o amplo debate, ficou patente que em função da complexidade e o grande volume de mudanças propostas e apresentadas ainda em forma de minuta pelo governo, se faz necessário, portanto, ampliar ainda mais esse debate, levando a discussão e as informações técnicas ao seio da categoria para que de maneira consciente possa decidir o seu futuro nesta luta que se avizinha.
Ficou decidido que durante o mês de novembro concomitantemente aos atos conjuntos de protestos que já vem sendo realizado em todo o estado, serão realizadas plenárias consultivas e de caráter informativo em todas as 10 Regiões Penitenciárias, oportunizando assim, a participação e colaboração de todos na construção dessa luta, que culminará em uma grande Assembleia Geral Extraordinária de caráter deliberativo no dia 05 de Dezembro de 2019 em Porto Alegre. Hora e local será divulgado em tempo hábil. Boa luta a todos.
OBS: O cronograma das plenárias regionais com o serviço completo (hora/local) será disponibilizado o mais breve possível.