Texto e edição: Marcos Silva | Colaboração: Marili Neubuser | Revisão: Claudio Fernandes | Foto: Brenda Lorenz
Amapergs Sindicato, como anunciado, publica aqui um relato geral acerca do conteúdo – sem entrar no mérito (por ora) – da reunião ocorrida no início da semana com o governo do Estado. De maneira transparente, sem comprometer o empenho sindical de luta em defesa da categoria. Relatar a dinâmica, a interação e as considerações do governador sobre as reivindicações da categoria penitenciária gaúcha, apresentadas pelo sindicato. Além dos possíveis desdobramento a partir dessa primeira reunião com o governador Eduardo Leite/PSDB, ocorrida no dia (11) de fevereiro em nossa sede.
A assessoria de impressa do Palácio Piratini chegou antes das 14h, na sede do sindicato e em seguida a comitiva oficial do governo: o governador, Eduardo Leite/PSDB, o Vice-governador, Ranolfo Vieira, o Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian e o Superintendente Mario Santa Maria Jr.
O Presidente da AMAPERGS Sindicato, Cláudio Fernandes deu as boas-vindas a todos, destacando ser aquela, a 1ª vez que um governador prestigia a sede do Amapergs Sindicato. Ao fazer uso da palavra, passou a discorrer sobre as reivindicações elencadas e justificar cada item constante no documento que foi entregue oficialmente ao governador. E que será o fio condutor da relação institucional entre o executivo e AMAPERGS Sindicato para os próximos quatro anos.
a) Recomposição do efetivo funcional do quadro especial de servidores penitenciários do RS (TSPs, APAs e APs) e o chamamento dos Aprovados Susepe no último concurso – atualmente 683 APAS, 407 AP Feminino e 700 AP Masculinos.
b) Estruturação da SEAP, com ocupação de servidores penitenciários do quadro especial. Quem de fato e de direito tem qualificação e compreende em profundidade as necessidades do sistema prisional gaúcho.