O presidente do Sindppen, Cláudio Dessbesell, o vice-presidente, Kelpes Velasque, e a diretora Neiva Canalli estiveram, nesta terça-feira (18), na Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC) e na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), na 9ª região penitenciária. A agente penitenciária, Maria Beatris Rocha Machado, que é do sindicato e lotada na PMEC, acompanhou a visita da comitiva sindical até aos módulos.
O sindicato recebeu informações sobre a constante falta de água na PMEC, afetando a vida do trabalhador nestas altas temperaturas. Além disso, ouviu preocupações por parte dos servidores de como será a regulamentação da Polícia Penal, cuja minuta ainda não foi apresentada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), que prometeu mostrar ao sindicato antes ser enviada para votação na Assembleia Legislativa em meados de março, conforme informou o procurador-geral, Artur Lemos.
“Queremos conhecer o teor do projeto, após mexerem no documento que saiu da Susepe, elaborado por um Grupo de Trabalho, que contou com o conhecimento técnico de cada área de atuação de todos os cargos”, disse Dessbesell.
Diante disso, Dessbesell ouviu diversas reclamações também por conta da falta de efetivo prisional. Os agentes penitenciários administrativos e os técnicos superiores penitenciários mostraram indignação com o tratamento dado pelo governo, como a perda da aposentadoria especial, para ambas categorias.”A categoria deve permanecer mobilizada e não vamos aceitar retrocessos de direitos”, disse o dirigente.
“Este contato direto com os colegas do interior reforça a luta sindical, pois é preciso união e força para lutar pela manutenção de nossos direitos, que estão sendo sucateados a cada governo”, disse.
Essa visita técnica integra as dezenas já realizadas pelo interior do RS.