O presidente do Sindicato da Polícia Penal, Cláudio Dessbesell e a primeira secretária, Neiva Canalli, participaram, nesta segunda-feira (11.11), no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre, da formatura de 101 servidores penitenciários.
A turma tomou posse no último 16 de Julho, após passar por curso de formação durante 90 dias na Escola dos Serviços Penitenciários (ESP). Formaram-se 24 agentes penitenciários administrativos, 45 agentes penitenciários e 32 técnicos superiores penitenciários.
Em sua fala, o governador em exercício, Gabriel Souza , ostentou os avanços na redução dos crimes no Estado e disse que a polícia penal deve ser fortalecida e valorizada como força da segurança pública.
O governo estadual afirma que nomeou 3.335 servidores desde 2019, incluindo aí concursados do governador Sartori.
No entanto, esses números não refletem quanto desses servidores tomaram posse e estão em exercício, já que muitos deixam a Susepe para assumirem cargos em outros concursos.
Desde o concurso de 2022, foram empossados apenas 648 servidores ( 27% dos classificados).
Números esses, muito inferiores para suprir o déficit de efetivo prisional, que está em torno de 70%. O RS conta com uma massa carcerária de 45 mil presos.
No momento, 2.027 aprovados seguem aguardando nomeações para ingressar no sistema prisional.