(51) 3225-1148 | WhatsApp (51) 99960-6317 | Email: amapergs@gmail.com | E-mail jurídico: amapergsjuridico1@gmail.com

SINDPPEN RS

Sindicato dos Policiais Penais do RS

Policiais Penais realizam protesto em Porto Alegre

Policiais Penais realizam protesto em Porto Alegre por decreto que regulamenta as promoções na carreira e ampliação das vagas.

Cerca de 6 mil policiais penais aguardam desde o início do ano pela publicação do novo Decreto que regulamenta as promoções, isso tem impossibilitado os servidores de progredirem na carreira por uma falha da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e também por desinteresse do Governo do Estado. O protesto é do Sindicato da Polícia Penal (SINDDPEN/RS), antiga Amapergs Sindicato. A entidade promete uma mobilização nesta quinta-feira (24/11), a partir das 10h, em frente ao Palácio Piratini.

De acordo com o presidente, Saulo Felipe Basso dos Santos, desde março de 2022 o titular da SJSPS, Mauro Hauschild, promete o Decreto das Promoções. Todavia, até agora, nada foi feito. Assim, sem um decreto atual publicado, de maio de 2020 até agora, as listas de servidores penitenciários aptos a progredirem de carreira não foram atualizadas mesmo depois de inúmeras reuniões e cobranças junto ao Governo.

“Estamos cobrando isso há vários e vários meses. Não resolvem o problema e o policial penal fica impedido de progredir na carreira. É um absurdo e uma enorme injustiça, pois o servidor penitenciário tem várias regras e requisitos que precisam ser atendidas e cumpridas para avançar na carreira. E daí, devido a uma questão burocrática na Secretaria e da Susepe que não se resolve nunca, os servidores acabam prejudicados”, destaca o presidente do SINDDPEN/RS, Saulo Felipe Basso dos Santos, que também cobra a ampliação de vagas nas classes.

Em junho de 2022, durante inauguração do Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), o Governador Ranolfo Vieira Júnior, se comprometeu em fazer a publicação do decreto para o dia 4 de julho. “A fala está registrada em vídeo, havia um compromisso do próprio Governador Ranolfo” destaca Basso.

As promoções ocorrem pelas modalidades de antiguidade e merecimento, que levam em conta a classificação dos servidores com critérios pré-estabelecidos relacionados à atividade deles em seus locais de lotação.

323 Total de Visualizações,  1 Visualizações Hoje